Índia reconhece etanol brasileiro como inspiração para sua "revolução energética"
País mais populoso do mundo tem ambicioso programa para multiplicar por 14 mistura de etanol na gasolina
|
A Índia, país mais populoso do mundo, “presenteou” mais uma o Brasil com o reconhecimento do desenvolvimento do setor de etanol automotivo, que celebra 50 anos de operação no país.
Criado em 1975, o programa Proálcool visava a substituição da gasolina pelo etanol. Os primeiros carros movidos com o biocombustível começaram a circular em 1979, já os veículos flex são uma realidade desde a década de 2003.
Em 2023, a produção total de etanol no BRasil alcançou 35,4 bilhões de litros, o que representa cerca de 30% de todos os combustíveis veiculares consumidos no país.
Em visita ao Brasil, o ministro indiano de Transportes Rodoviários e Rodovias, Nitin Gadkari, destacou a importância da cooperação entre os dois países no avanço de soluções sustentáveis para o setor energético.
Segundo ele, o Brasil foi a principal inspiração para o ambicioso programa de etanol da Índia, que saltou de uma mistura de apenas 1,4% em 2014 para os atuais 20% de etanol na gasolina.
Gadkari se reuniu na última sexta-feira (dia 16) com representantes do setor sucroenergético e de bioenergia, em evento promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), na sede da entidade, em São Paulo.