Guerra comercial faz China ampliar interesse pela América Latina, diz estudo

Empresas buscam na região uma rota mais barata para acessar o mercado dos Estados Unidos

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Guerra comercial faz China ampliar interesse pela América Latina, diz estudo
21deMaiode2025ás15:25

A intensificação das tensões comerciais globais tem colocado a América Latina no radar de exportadores de diversas partes do mundo, em especial da China.

A conclusão é de um estudo da Allianz Research, braço de análise econômica da Allianz Trade, que aponta um aumento significativo no interesse de empresas em acessar o mercado dos Estados Unidos por meio de rotas mais econômicas.

De acordo com o relatório, a procura por alternativas logísticas mais vantajosas fez com que o interesse pela América Latina dobrasse — de 5% para 10% — antes e depois do chamado “Dia da Libertação”, marco simbólico relacionado ao fim das restrições pandêmicas na China.

O documento destaca que a região está se consolidando como um novo polo comercial em meio à reconfiguração das cadeias globais de suprimentos.

O salto mais expressivo foi registrado entre as empresas chinesas, cujo interesse em exportar via América Latina subiu 10 pontos percentuais, de 5% para 15%. 

Segundo o levantamento, 35% dos exportadores chineses passaram a considerar a América Latina como parte de sua cadeia de suprimentos após o "Dia da Libertação", frente a 24% antes desse marco.

Entre os europeus, o avanço também foi relevante, com destaque para os exportadores franceses (de 4% para 15%) e alemães (de 2% para 6%). Já nos Estados Unidos, o interesse aumentou principalmente entre empresas que já atuam na região.