CNA pede que União Europeia investigue redes francesas por boicote à carne brasileira

Petição protocolada em Bruxelas mira Carrefour e outras redes que desqualificaram produtos do Mercosul

|
CNA pede que União Europeia investigue redes francesas por boicote à carne brasileira
27deMaiode2025ás16:56

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou nesta terça-feira (27), em Bruxelas, uma petição à Comissão Europeia pedindo a abertura de uma investigação formal contra quatro grandes redes varejistas da França — Carrefour, Les Mousquetaires, E.Leclerc e Coopérative U — que, em novembro de 2024, anunciaram boicote à carne do Brasil e de outros países do Mercosul. 

A iniciativa da CNA é uma resposta direta às manifestações públicas dos grupos franceses, que levantaram suspeitas sobre a qualidade da carne brasileira, mesmo diante do cumprimento de todos os requisitos sanitários exigidos pela União Europeia.

Segundo a entidade, os ataques foram infundados, coordenados e configuram possível violação às regras de concorrência do bloco europeu.

A entrega da petição foi acompanhada pelo vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, pela senadora Tereza Cristina (FPA), pela diretora de Relações Internacionais da entidade, Sueme Mori, e pelo presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

“Estamos confiantes de que a Comissão Europeia, dentro de seus regulamentos comerciais, tomará as medidas cabíveis”, afirmou Gedeão Pereira. “Temos um produto de alta qualidade e reconhecido internacionalmente.”

Tereza Cristina também reforçou o tom firme da reação brasileira. “Viemos protocolar esse pedido de investigação sobre as quatro empresas francesas que difamaram a carne brasileira. Quem falar mal da nossa carne vai responder por isso.”

Argumentos