AgroGalaxy homologa RJ na Justiça, respira, mas segue com risco de falência

Plano aprovado não protege sócios ou fiadores da empresa

|
AgroGalaxy homologa RJ na Justiça, respira, mas segue com risco de falência
27deMaiode2025ás18:23

A Justiça de Goiás homologou o plano de recuperação judicial da AgroGalaxy, encerrando um processo que se arrastava há 8 meses desde setembro de 2024.

A decisão da juíza Alessandra Gontijo do Amaral, da 19ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, reconhece a viabilidade do plano e marca um passo importante para o conglomerado de 13 empresas, que enfrenta uma dívida acumulada de R$ 4,6 bilhões.

Apesar da aprovação, a magistrada rejeitou cláusulas que tentavam proteger terceiros garantidores da responsabilidade por dívidas.

A recuperação judicial representa um alívio para a AgroGalaxy, que foi forçada a uma reestruturação radical nos últimos anos.

A companhia fechou metade das lojas, reduziu seu quadro de funcionários em 40% e se retirou de três Estados.

Hoje, opera com 65 lojas, 14 silos e uma unidade de sementes em nove Estados, menos da metade da estrutura que já teve no auge de sua operação.

Detalhes do plano

Entre os principais pontos do plano está a criação de diferentes categorias de credores.

Aqueles que mantiveram fornecimento durante a crise, chamados de “credores colaboradores”, terão prioridade no recebimento, com pagamento integral, dois anos de carência e um prazo total de dez anos para quitação.