Plantio avança com tempo seco, mas frio e chuva devem retornar ao Sul e Sudeste
Dia começa com frio e nevoeiro em áreas isoladas, tempo seco no Centro-Oeste e interior do Nordeste
|
O tempo firme em boa parte do Brasil ao longo desta semana deve favorecer os trabalhos no campo, com avanço do plantio da safra de inverno e da colheita do milho segunda safra.
Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, as chuvas permanecem restritas a áreas específicas da Região Norte e do Nordeste.
A meteorologista Ludmila Camparotto destaca que as precipitações seguirão concentradas em Roraima, Amapá, Maranhão, norte do Pará e litoral do Nordeste.
“As temperaturas durante a semana devem seguir baixas na faixa leste do Brasil, com mínimas entre 6°C e 8°C no sul de Minas Gerais”, observa Ludmila.
Entre os dias 12 e 16 de julho, as chuvas devem voltar a atingir o litoral do Sudeste. Já no Rio Grande do Sul, o retorno das precipitações está previsto entre os dias 20 e 21 de julho.
Volumes mais expressivos de chuva são esperados para o início de agosto nas regiões Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul, com o avanço de uma nova frente fria.
Ainda há possibilidade de entrada de uma massa de ar frio mais tardia na região Centro-Sul na segunda metade de agosto e também em setembro, o que ainda precisa ser confirmado.
Defesa Civil alerta para queda de temperatura em São Paulo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para queda de temperatura até a próxima sexta-feira (11), em função da atuação de uma massa de ar frio. O sistema deve provocar redução significativa nas temperaturas mínimas e máximas.