Vai custar caro: Tarifaço de Trump pode encolher PIB dos EUA em 0,37%, aponta CNI
Apesar de mirar o Brasil e outros países, medida deve causar maior prejuízo à própria economia americana
|
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que os Estados Unidos serão o país mais afetado pelo pacote de tarifas anunciado pelo presidente Donald Trump.
De acordo com o levantamento, o Produto Interno Bruto (PIB) americano poderá encolher 0,37% em razão das novas barreiras tarifárias impostas ao Brasil, à China e a outros 14 países, além das tarifas sobre importações de automóveis e aço de qualquer origem.
A análise foi elaborada com base em dados do IBGE, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
No cenário global, o tarifaço deve provocar uma retração de 0,12% no PIB mundial e de 2,1% no comércio internacional. Para Brasil e China, a queda estimada é de 0,16% no PIB de cada país.
“Os números mostram que esta política é um perde-perde para todos, mas principalmente para os americanos. A indústria brasileira tem nos EUA seu principal mercado, por isso a situação é tão preocupante. É do interesse de todos avançar nas negociações e sensibilizar o governo americano da complementariedade das nossas relações. A racionalidade deve prevalecer”, afirmou o presidente da CNI, Ricardo Alban.
Efeitos no Brasil: R$ 19,2 bi no PIB e 110 mil empregos