Senador dos Estados Unidos fala em esmagar economia do Brasil
Congressista acusa país de “financiar a máquina de guerra de Putin” ao comprar derivados de petróleo da Rússia
|
O senador republicano Lindsey Graham, aliado de primeira hora do ex-presidente Donald Trump no Congresso dos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira (21) que a economia do Brasil pode ser “esmagada” por tarifas.
Em mais um capítulo da escalada de tensões comerciais e diplomáticas entre os dois países, o parlamentar justificou a possibilidade pelo Brasil financiar a "máquina de guerra" de Vladimir Putin, assim como China e Índia.
“Vamos impor tarifas pesadas contra vocês e vamos esmagar suas economias, porque o que vocês estão fazendo é dinheiro manchado de sangue”, declarou o senador em entrevista à Fox News, adotando um tom agressivo ao classificar os países do Brics como cúmplices indiretos do conflito na Ucrânia, que se arrasta há mais de três anos.
A fala ocorre num momento de intensificação da guerra tarifária entre Washington e Brasília. No dia 9 de julho, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras. Agora, sob o pretexto de sanções contra o Kremlin, a ala trumpista fala em dobrar essa taxação, podendo atingir a marca de 100% em setores estratégicos.