Calor de até 30°C, geadas e risco às lavouras: veja a previsão do Inmet para agosto

Instituto alerta para extremos climáticos em diferentes regiões do país, com impacto na agricultura e risco de estresse hídrico

|
Calor de até 30°C, geadas e risco às lavouras: veja a previsão do Inmet para agosto
01deAgostode2025ás08:20

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para agosto de 2025 aponta a predominância de chuvas próximas à média histórica em grande parte do Brasil.

Em regiões pontuais do oeste e nordeste da Região Norte, leste do Nordeste, oeste da Região Sul, além do sul do Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e centro do Espírito Santo, são esperados acumulados acima da média.

Já o sul de Roraima e a porção central do Pará devem registrar volumes abaixo do normal.

Na Região Norte, a previsão indica volumes próximos à climatologia, com exceção do noroeste do Amazonas, nordeste de Roraima e do Pará, onde a chuva pode superar em até 50 mm a média histórica.

Por outro lado, o centro-sul de Roraima e a área central do Pará devem enfrentar déficits hídricos.

No Nordeste, os acumulados devem se manter dentro da média histórica na maioria dos estados. Contudo, áreas do litoral da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba podem registrar volumes superiores a 80 mm.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, os prognósticos indicam chuvas próximas à média, incluindo áreas em que a ausência de precipitação é comum nesta época do ano.

Ainda assim, localidades do centro-sul de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Minas Gerais e centro do Espírito Santo podem registrar acumulados acima de 40 mm.