“Não há chance de recuar um milímetro”, diz Alexandre de Moraes a jornal dos EUA
Putin liga para Lula e compartilha informações sobre encontro com Trump
|
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator das ações sobre uma trama golpista que teria tentado manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, afirmou que “não há a menor possibilidade de recuar nem mesmo um milímetro” na condução do caso.
A declaração foi dada em rara entrevista concedida aos correspondentes internacionais Marina Dias e Terrence McCoy, publicada nesta segunda-feira (18) pelo jornal norte-americano The Washington Post.
“Vamos fazer o que é certo: vamos receber a denúncia, analisar as evidências, e quem tiver de ser condenado vai ser condenado, e quem tiver de ser absolvido vai ser absolvido”, disse Moraes, segundo o jornal.
O Washington Post descreve o ministro como alguém habituado a embates com os poderosos, sustentado pela máxima “nunca desista, sempre avance”.
Em outro trecho da entrevista, Moraes afirma “com tranquilidade” que “não há chance de recuarmos do que devemos fazer”, referindo-se ao Supremo. Ele comparou a crise política no Brasil a uma “doença autoritária”, para a qual caberia ao tribunal aplicar a “vacina”.
Para elaborar o perfil, os repórteres ouviram 12 pessoas próximas ao ministro, entre amigos e colegas, a maioria em condição de anonimato.
A reportagem mostra que parte dos interlocutores considera as decisões firmes de Moraes fundamentais para preservar a democracia em meio ao avanço do autoritarismo global. Outros, porém, avaliam que ele ultrapassa limites e enfraquece a legitimidade da Corte.