Lula reforça Brics contra tarifaço dos EUA e diz que OMC aceita “chantagem tarifária”
Em cúpula virtual, presidente reagiu contra Trump, acusou os EUA de unilateralismo e defendeu refundação do comércio multilateral
|
O presidente ressaltou que o bloco reúne condições de ampliar sua integração econômica (Foto - Joédson Alves/Ag Brasil)
Em resposta ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou, nesta segunda-feira (8), a necessidade de fortalecimento do Brics como alternativa ao sistema global de comércio.
Em discurso durante cúpula virtual organizada pelo Brasil, Lula afirmou que a Organização Mundial do Comércio (OMC) está paralisada e criticou a transformação da “chantagem tarifária” em prática recorrente no comércio internacional.
“O comércio e a integração financeira entre nossos países oferecem opção segura para mitigar os efeitos do protecionismo”, disse Lula aos líderes do bloco.
Ele destacou que o Brics tem legitimidade para liderar “a refundação do sistema multilateral de comércio em bases modernas, flexíveis e voltadas às nossas necessidades de desenvolvimento”.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Segundo o presidente, a crise de governança mundial “não é conjuntural” e exige resposta coordenada.
“A OMC está paralisada há anos. Em poucas semanas, medidas unilaterais transformaram em letra morta princípios basilares do livre comércio. Agora assistimos ao enterro formal desses princípios. Nossos países se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais”, declarou.