Ciclone mantém instabilidades no Sul e provoca ventos fortes em outras regiões do país
Temporais, ventos de até 70 km/h e índices críticos de umidade no interior marcam a terça-feira
|
O Brasil enfrenta nesta terça-feira (9) um dia de contrastes no clima.
O ciclone extratropical que atua ao largo da costa do Sul ainda influencia o tempo, trazendo chuva e risco de temporais na região, enquanto massas de ar seco elevam as temperaturas e derrubam a umidade em áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Ventos fortes também devem marcar presença em diferentes estados, com rajadas que podem superar os 70 km/h, segundo a Climatempo.
Região Sul
A frente fria associada ao ciclone provoca pancadas de chuva entre a metade norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná durante a madrugada e manhã. Há risco de temporais entre a Serra e o Planalto gaúcho, no sul, centro e oeste catarinense, além do extremo sul paranaense.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Em Porto Alegre, o risco de chuva forte fica restrito à madrugada e início da manhã. Em Santa Catarina, a instabilidade deve se concentrar no período da manhã, enquanto em Curitiba a chuva varia de fraca a moderada.
À tarde, as instabilidades perdem força com o avanço de uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas à noite. As rajadas de vento seguem intensas ao longo do dia, com destaque para a costa gaúcha e toda a faixa leste de Santa Catarina e Paraná, onde podem ultrapassar os 50 km/h.