Primeira estimativa da safra 2025/26 indica crescimento de soja e milho no Paraná

Projeção inicial também mostra redução do feijão e recuos em hortaliças, mas expansão em cana e mandioca

|
Primeira estimativa da safra 2025/26 indica crescimento de soja e milho no Paraná
28deAgostode2025ás16:53

A primeira Previsão Subjetiva de Safra para 2025/26 no Paraná, divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), aponta crescimento de área e produção em soja e milho, principais culturas do período.

Na soja, a previsão inicial é de 5,79 milhões de hectares, alta de 0,6% sobre os 5,75 milhões de hectares do ciclo anterior.

 “Normalmente as largadas das últimas safras sempre têm um ganho pequeno de área, em geral é sobre pastagens, mas este ano ganhou um pouco sobre feijão também”, disse o técnico Edmar Gervásio, analista da cultura no Deral.

A área plantada na primeira safra representa mais de 90% do plantio entre os principais grãos produzidos no Paraná. A produção pode alcançar 22,05 milhões de toneladas, acréscimo de 4,23% sobre as 21,1 milhões de toneladas da última colheita. “Com o decorrer da safra pode-se ter surpresas positivas ou negativas”, ponderou Gervásio.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

A emersão de plantas de soja na Região 2, que abrange Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste do Estado, estará liberada a partir de 1º de setembro, quando termina o vazio sanitário da ferrugem asiática nessa região. O plantio deve ser realizado até 31 de dezembro.

Na Região 3, onde estão os municípios do Sudoeste, a semeadura está autorizada a partir de 11 de setembro, estendendo-se até 10 de janeiro de 2026. A Região 1, que abrange os municípios do Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral do Paraná, pode ter plantas emergidas a partir de 20 de setembro, com término em 20 de janeiro de 2026.