Brasil está preparado para novas retaliações dos EUA, diz Fávaro
Ministro afirma que país abriu 437 mercados, reduziu impacto do tarifaço de 50% e preservou empregos
|
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participa do programa Bom Dia, Ministro. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil está preparado para enfrentar a imposição de novas tarifas pelo governo dos Estados Unidos após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).
“Fico muito triste em ver um país, historicamente, grande defensor da democracia, da soberania, interferir em assuntos de outro país. Estamos preparados para enfrentar com altivez. O Brasil é soberano, o Brasil é dos brasileiros. Tomara que não aconteça, mas se vier, nós vamos estar de cabeça erguida, enfrentando qualquer tipo de adversidade”, disse durante o programa Bom Dia, Ministro nesta quarta-feira (17).
Segundo o ministro, apenas três países no mundo têm superávit na balança comercial com os EUA, entre eles o Brasil.
“Não dá para comemorar uma crise onde o governo norte-americano mexe com todas as relações comerciais com o mundo. Nada em especial com o Brasil. Só não faria sentido essa taxação aos produtos brasileiros.”
Novos mercados reduziram impacto do tarifaço
As parcerias do Brasil com novos mercados consumidores ajudaram a amenizar os efeitos do tarifaço norte-americano, segundo Fávaro.