Conheça a ‘ovelha do futuro’: criação da Embrapa promete revolucionar a ovinocultura
Projeto genético reúne animais mais produtivos, resistentes e sustentáveis, em validação com produtores no Rio Grande do Sul
|
Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul (RS) estão desenvolvendo um projeto que já vem sendo chamado de “ovelha do futuro”.
A iniciativa tem como objetivo oferecer à ovinocultura de corte animais mais produtivos, rentáveis e adaptados às novas demandas de mercado.
A seleção genética já resultou em exemplares com quatro características principais: melhor conformação e rendimento de carcaça, perda espontânea de lã, maior prolificidade e resistência à verminose.
Após testes bem-sucedidos na unidade de pesquisa, os animais seguem agora para validação em rebanhos comerciais, em parceria com produtores.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Segundo o pesquisador José Carlos Ferrugem, a seleção assistida pode duplicar a eficácia produtiva na atividade, ao melhorar a relação entre receitas e despesas.
Além disso, reduz o número de animais improdutivos e contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
A seleção para prolificidade e rendimento de carcaça é feita via genótipo, já que os genes responsáveis por essas características estão identificados.
No caso da perda natural de lã e da resistência às verminoses, o processo ocorre por fenótipo, a partir da observação dos indivíduos mais adaptados.
Repasse de reprodutores a produtores parceiros