Tecnologia da Embrapa amplia geração de biogás a partir de frutas e verduras descartadas
Modelo reduz custos de descarte, corta emissões de gases de efeito estufa e pode ser replicado nas 57 Ceasas do Brasil
|
O modelo permite aproveitar integralmente frutas e hortaliças impróprias para o consumo humano, resultado das perdas durante o transporte e armazenamento
Pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical (CE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram o Sistema Integrado de Reatores Anaeróbios, tecnologia que amplia a produção de biogás a partir de frutas e hortaliças impróprias para o consumo humano.
Na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), 17 a 25 toneladas de resíduos são enviadas mensalmente ao aterro sanitário, a um custo superior a R$ 200 mil.
Com o novo sistema, esse passivo pode ser transformado em energia elétrica, com potencial de atender até 100% da demanda da Ceasa nos horários de pico e mais 20% fora deles.
“O biogás também pode ser comercializado como biometano, após tratamento adequado”, explica Renato Leitão, pesquisador da Embrapa.
>> REGISTRE-SE NA NEWSLETTER DO AGROFY NEWS
Ele destaca ainda a redução de custos de transporte, tratamento e descarte, além da diminuição das emissões de gases de efeito estufa.
O modelo será apresentado entre os dias 14 e 17 de outubro, durante o XV Workshop e Simpósio Latino-Americano de Digestão Anaeróbia (XV DAAL), em Fortaleza (CE).