Morre em Cascavel Ibrahim Faiad, ex-presidente da Coopavel
Ex-líder da cooperativa foi referência do agronegócio paranaense e nacional; governador do PR e entidades lamentam a perda
|
Morreu na noite desta terça-feira (14), aos 87 anos, Ibrahim Faiad, um dos nomes mais respeitados do agronegócio brasileiro. Ele estava internado em um hospital particular de Cascavel, no Oeste do Paraná.
Filho de imigrantes libaneses, Faiad nasceu em Wenceslau Braz, em 28 de junho de 1938, mas foi na região Oeste do Paraná que se consolidou como referência no setor agropecuário.
Ao longo da carreira, ocupou cargos de destaque: foi presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, ao lado dos ex-ministros Francisco Turra e Marcus Vinícius Pratini de Moraes, e chefe de gabinete do ex-governador Jaime Lerner.
Mesmo com trajetória sólida na gestão pública, sua principal paixão era a Fazenda Iguaçu, em Cascavel, onde se dedicava à pecuária de leite, reflorestamento e cultivo de soja, trigo, milho e canola. Também foi um dos fundadores da Star Milk, indústria de laticínios de padrão internacional sediada em Céu Azul.