Efeito estufa: novas metas de emissão reduzem em 17% impacto no clima
Documento aponta avanços no Acordo de Paris, mas alerta para lentidão das ações e falta de financiamento
|
As atualizações das metas de emissão de gases do efeito estufa apresentadas por 64 países participantes do Acordo de Paris, juntas, são capazes de diminuir em 17% os impactos na mudança do clima, na comparação com as emissões em 2019.
Na projeção para 2030, a redução é de 6%, em relação ao que havia sido proposto nas metas anteriores.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28) no Relatório Síntese das Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC na sigla em inglês), publicado pelo secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).
O documento é uma das ferramentas de avaliação do Acordo de Paris sobre o avanço das ações climáticas nas 198 nações que integram o tratado internacional, mas foi elaborado com base nas metas atualizadas por menos de um terço (64) dos países entre janeiro de 2024 e setembro de 2025.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Avaliação global das metas climáticas
O documento é uma das principais ferramentas de acompanhamento do Acordo de Paris, que reúne 198 nações, mas as conclusões foram baseadas nas metas atualizadas por apenas um terço dos países — 64, entre janeiro de 2024 e setembro de 2025.
Segundo o relatório, se todas as novas NDCs forem cumpridas até 2035, as emissões globais poderão ser reduzidas em 13 bilhões de toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e).