Chuva fora do padrão e calor acima da média: o que esperar de fevereiro no Brasil

Previsão indica contraste de chuvas entre regiões e temperaturas elevadas com possíveis reflexos no campo

Chuva fora do padrão e calor acima da média: o que esperar de fevereiro no Brasil
31deJaneirode2026ás10:30

mês de fevereiro de 2026 deve apresentar um padrão climático contrastante no Brasil, com chuvas acima da média em áreas das regiões Norte e Sudeste, enquanto grande parte do Sul e do Centro-Oeste tende a registrar precipitações abaixo do esperado para o período.

A avaliação é da previsão climática divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também aponta temperaturas acima da média em boa parte do país, ampliando a atenção para possíveis impactos sobre a agricultura, especialmente em lavouras de sequeiro e em fases críticas do ciclo produtivo.

O cenário reforça um fevereiro marcado por irregularidade na distribuição das chuvasaumento do risco de estresse hídrico e térmico em algumas regiões produtoras e, ao mesmo tempo, condições mais favoráveis ao desenvolvimento das culturas em áreas onde a umidade do solo tende a ser melhor recomposta.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET

Previsão de chuva por região

Para o mês de fevereiro de 2026, a previsão climática do Inmet indica chuva acima da média em áreas das regiões Norte e Sudeste (tons em azul na Figura 1a). Por outro lado, a previsão é de chuva abaixo da média histórica de fevereiro em grande parte das regiões Sul e Centro-Oeste (tons em amarelo na Figura 1a).

clima em fevereiro brasil 2026

Na Região Sudeste, a previsão é de chuva acima da média em grande parte do Rio de Janeiro, centro-norte do Espírito Santo, centro-norte de São Paulo e no sul de Minas Gerais e na Zona da Mata mineira. Já no Triângulo Mineiro e no norte de Minas Gerais, a previsão indica chuva abaixo da média.

Na Região Sul, o prognóstico indica predomínio de chuva abaixo da média em praticamente todo o Paraná, oeste e sul de Santa Catarina, além do oeste do Rio Grande do Sul e da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Nas demais áreas da região, são previstos totais de chuva próximos à média climatológica de fevereiro.

Para a Região Centro-Oeste, a previsão indica chuva abaixo da média em grande parte de Goiás e Mato Grosso, além do sul e nordeste do Mato Grosso do Sul. Destaque para o nordeste do Mato Grosso, com previsão de chuva até 150 mm abaixo da média histórica de fevereiro. Em contrapartida, o prognóstico aponta chuva acima da média no noroeste do Mato Grosso (tons em azul na Figura 1a).

Na Região Norte, são previstos totais de chuva até 50 mm acima da média no sudeste, oeste e extremo norte do Amazonas, centro-sul de Roraima, leste do Tocantins e grande parte do Pará.

Nas demais áreas da região, o prognóstico indica valores próximos ou abaixo da média climatológica, como no sudoeste, centro e nordeste do Amazonas, leste do Acre, oeste do Tocantins, norte do Amapá e Roraima e no noroeste e nordeste do Pará.