Pará terá GLO durante a COP30 em Belém; entenda o motivo da medida

Operação excepcional mobilizará as Forças Armadas para reforçar a segurança em Belém durante a conferência climática

|
Pará terá GLO durante a COP30 em Belém; entenda o motivo da medida
30deOutubrode2025ás11:29

O Pará terá uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorrerá em Belém entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

A medida foi solicitada pelo governador Helder Barbalho (MDB-PA) e será decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de reforçar a segurança durante o evento.

O início da chegada de chefes de Estado e autoridades internacionais está previsto para os dias 6 e 7 de novembro.

O que é a GLO

A GLO é um dispositivo excepcional e temporário, previsto na Constituição, que concede poder de polícia às Forças Armadas brasileiras para atuar em apoio às forças de segurança pública em situações específicas de desordem ou em grandes eventos de segurança complexa — como é o caso da COP30.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

De acordo com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a GLO no Pará será orientada para garantir a segurança de autoridades estrangeiras, chefes de Estado e delegações internacionais que participarão da conferência.

O governo federal finaliza os últimos detalhes da Operação Marajoara, que reunirá um forte aparato de segurança e contará com o apoio de unidades de diferentes regiões do país.

Por que o Pará?