Casca de café vira biscoito e dá vida nova aos Robustas Amazônicos

Antes usada principalmente como adubo, a casca agora assume papel de insumo rico em fibras e com receita sustentável

|
Casca de café vira biscoito e dá vida nova aos Robustas Amazônicos
05deNovembrode2025ás13:44

Uma pesquisa realizada pela Embrapa Rondônia  em conjunto com a UnB (Universidade de Brasília) desenvolveu uma nova - e inusitada - receita de biscoito, onde 30% da farinha tradicional foi substituída por farinha da casca de café, no caso, o Coffea canephora (Robusta Amazônico).

A novidade será degustada na COP 30, o que reforça o elo entre inovação agrícola, alimentação e desenvolvimento sustentável.

Para os pesquisadores, a casca do café, antes usada principalmente como adubo, agora assume papel de insumo rico em fibras, compostos fenólicos, antioxidantes e cafeína, o que eleva o valor nutricional e funcional do produto.

Isso graças à qualidade do café, grãos selecionados com mais de 80 pontos na avaliação da Specialty Ccoffee Association (SCA), que considera critérios, como aroma, sabor, acidez e corpo.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

O estudo, que teve início em 2023, envolveu processamentos variados das cascas naturais, lavadas e por fermentação anaeróbica entre 4 e 20 dias, o que permitiu mudanças sensoriais e químicas da farinha. A linha de pesquisa foi coordenada pela engenheira de alimentos e professora da UnB, Lívia de Oliveira