Sindirações projeta crescimento de 3% do setor de alimentação animal em 2025

Preços do milho e da soja tiveram evolução em sentidos opostos nos últimos meses

|
Sindirações projeta crescimento de 3% do setor de alimentação animal em 2025
12deMaiode2025ás15:17

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) projeta 3% de aumento na produção de rações, concentrados e suplementos no Brasil para um total de 94 milhões de toneladas em 2025.

Deste total, a estimativa inclui 90 milhões de toneladas de rações e concentrados, além de quase 4 milhões de toneladas de suplementos, para a criação de aves, suínos, aquicultura, equinos e animais de estimação.

sindirações previsão 2025

A melhoria nos custos dos insumos e as sinalizações de reversão do ciclo pecuário ainda em 2024 contribuem para uma reação significativa nos diversos segmentos do setor.

Em 2024, o segmento produziu 91,1 milhões de toneladas e movimentou aproximadamente R$ 160 bilhões, considerando apenas o custo dos ingredientes de origem vegetal, animal, mineral e aditivos químicos.

Segundo Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, a expectativa de crescimento está fortemente vinculada ao desempenho das cadeias produtivas de proteína animal — carnes, leite, ovos e organismos aquáticos — embora diversos fatores possam impactar esse cenário.