São Paulo ativa gabinete de crise e entra em alerta máximo por ciclone
Defesa Civil prevê ventos de até 115 km/h e mobiliza forças estaduais para enfrentar tempestades severas
|
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta quinta-feira (6) um alerta de máxima severidade para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira (7) e sábado (8), em razão da atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste.
O fenômeno deve intensificar áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo em diversas regiões paulistas.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
O sistema atmosférico combina calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação ciclônica, criando condições para tempestades severas, com granizo isolado, descargas elétricas e ventos extremos.
Segundo a Defesa Civil, há previsão de rajadas de até 115 km/h, principalmente no litoral Norte, e de até 100 km/h na Capital e Região Metropolitana.
As regiões mais expostas incluem Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
Em áreas urbanas, rajadas acima de 70 km/h já são suficientes para causar destelhamentos, quedas de árvores e interrupções de energia, enquanto velocidades superiores a 100 km/h ampliam significativamente o risco de danos estruturais.