Ciclone extratropical ameaça Sul e Sudeste com ventos de até 115 km/h
Fenômeno avança pelo país e coloca estados do Centro-Sul em alerta para tempestades e granizo
|
Um ciclone extratropical que se formará no Sul do Brasil coloca grande parte do país em estado de atenção nesta sexta-feira (7) e no fim de semana.
O sistema, que nasce de uma área de baixa pressão atmosférica vinda do Nordeste da Argentina, deve se aprofundar sobre o Rio Grande do Sul, provocando uma sucessão de tempestades com ventos que podem chegar a 115 km/h em alguns estados, além de granizo e chuvas intensas.As chuvas já podem começar na noite desta quinta-feira no estado. gaúcho
Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno desencadeará uma onda de instabilidade que afetará as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com reflexos também no Nordeste e Norte.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Sul: vento, granizo e risco de tornados
O deslocamento do centro de baixa pressão do Paraguai em direção à costa gaúcha dará origem ao ciclone extratropical, acompanhado por uma frente fria intensa.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul prevê chuvas expressivas em curto período, ventos acima de 100 km/h e queda de granizo de grande porte, com potencial para tornados em regiões do Noroeste, Norte e Nordeste do estado.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço do sistema deve intensificar as áreas de instabilidade, com risco de rajadas acima de 100 km/h e chuvas volumosas em parte do Sul e Sudeste. O órgão emitiu alerta vermelho no estado, a partir das 9h desta-sexta-feira.

Em Santa Catarina, o órgão estadual de Defesa Civil alerta para vendavais, chuva intensa, raios e ressaca marítima em todo o território.