PepsiCo e Yara lançam projeto para produzir batata chips com até 40% menos pegada de carbono no Brasil
Parceria leva fertilizantes de menor emissão ao cultivo de batatas no Paraná e impulsiona práticas regenerativas para produtores

A promessa, que parece saída de campanha publicitária, começa a ganhar contornos concretos no campo brasileiro.
Uma parceria inédita une duas gigantes globais: PepsiCo e Yara. A empresa norueguesa de fertilizantes e empresa global de alimentos se juntam para levar fertilizantes de menor pegada de carbono à produção de batatas para chips no Brasil.
Já presente em outros países da América Latina, o programa chega ao Brasil para promover a agricultura regenerativa: o uso de fertilizantes de menor intensidade de carbono da Yara permitirá que os agricultores de batata reduzam suas pegadas de carbono em torno de 40%
Dentro das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agropecuária, que respondem por cerca de 20%* do total no mundo - as emissões oriundas de produção e uso dos fertilizantes correspondem a 11%* deste total.
O projeto piloto contempla apoio à aquisição dos fertilizantes, assistência técnica e incentivo a práticas agrícolas de menor impacto.
Seis produtores participam da fase inicial no Paraná, em uma área de aproximadamente 100 hectares de batatas destinadas a marcas como LAY’S® e RUFFLES®.
