Os planos da Pepsi para a produção de batatas no Brasil
Empresa conta com 25 produtores parceiros distribuídos em seis estados do país
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Empresa fomenta novas tecnologias e promove o fornecimento de variedades patenteadas aos agricultores. (Foto - Foto: Daniel Bueno)
Quem abre um pacote de batata chips crocante talvez não imagine o longo processo por trás da produção das batatas usadas nas marcas da PepsiCo, como LAY’S, RUFFLES e a batata-palha ELMA CHIPS.
Desde o desenvolvimento das sementes até a colheita e fabricação dos snacks, há um rigoroso controle de qualidade e inovação agrícola envolvido.
A multinacional investe na criação de variedades exclusivas de batata, conhecidas como Fritolay, que possuem características aprimoradas para garantir sabor, crocância e menor amargor.
Segundo a gerente de agronegócio da PepsiCo Brasil, Natália de Oliveira, esses tubérculos são desenvolvidos para ter formato ovalado, mais teor de amido e menos água, além de serem mais resistentes a doenças e demandarem menos insumos agrícolas.
Elas são resultado do investimento e do trabalho de um time de cientistas e agrônomos(as) da PepsiCo de várias partes do mundo.
Outra preocupação do desenvolvimento das variedades é a de que tenham um menor ciclo de produção e maior tolerância à mecanização e à estocagem.
“Desenvolvemos tudo isso e ainda buscamos ter plantas de maior produtividade, rendendo hoje uma colheita de cerca de 32,5 toneladas por hectare.”, afirma a gerente de agronegócio e responsável pela cadeia de semente da PepsiCo Brasil, Natália de Oliveira.
A PepsiCo não apenas usa suas próprias variedades de batatas, mas também apoia a produção de batatas-semente no Brasil, cedendo plantas patenteadas para multiplicação em sementeiros parceiros. Esse modelo de produção fortalece a cadeia agrícola e garante matéria-prima de alta qualidade para os snacks.