Presidente da COP30 admite possível prorrogação das negociações após incêndio na Zona Azul

Incêndio em estande da área oficial interrompeu atividades em Belém e levou a organização a reavaliar o cronograma da conferência climática

|
O foco do incêndio se deu no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, que fica a poucos metros da entrada principal da COP30. (Foto: Tânia Rego/Ag. Brasil)

O foco do incêndio se deu no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, que fica a poucos metros da entrada principal da COP30. (Foto: Tânia Rego/Ag. Brasil)

21deNovembrode2025ás08:39

Prevista para ser encerrada nesta sexta-feira (21), a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém,  poderá ser prorrogada para que as negociações avancem até um consenso considerado adequado em torno das pautas climáticas em debate.

A avaliação é do presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, que comentou à TV Brasil os impactos do incêndio registrado em um estande da Zona Azul, área oficial das negociações, que levou à suspensão das atividades na sede da conferência ao longo da tarde.

O local foi reaberto ainda na noite da quinta-feira (20).

"Realmente, as coisas mudaram um pouco. Estamos trabalhando nas consultas dos grupos regionais, estamos trabalhando nisso online e por telefone. Amanhã [21], como reabriu a Zona Azul, teremos negociações de manhã e durante todo o dia. Então, vamos ver até quando dura, você sabe que as COPs, em geral, duram mais do que o previsto. Estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como fazer amanhã", afirmou Corrêa do Lago.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

Segundo o embaixador, diante da complexidade do processo, apenas no final da tarde de sexta-feira será possível ter uma percepção mais clara "de quando vai acabar".