Novo edital da Malha Oeste recoloca ferrovia no centro logístico do MS
Previsto para abril de 2026, edital encerra uma década de entraves regulatórios e abre perspectiva para novo ciclo logístico virtuoso
|
O anúncio do novo edital da Malha Oeste, previsto para abril de 2026, após uma década de impasses regulatórios, recolocou a ferrovia entre as prioridades logísticas do Mato Grosso do Sul e retomou expectativas de modernização no transporte de cargas no estado.
A confirmação foi feita pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), que destaca a reativação da linha como uma agenda estratégica para impulsionar a economia regional, especialmente o agronegócio. O sinal verde partiu do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
No total, os empreendimentos ferroviários previstos no Brasil somam mais de 9 mil quilômetros de novos trilhos e até R$ 600 bilhões potencialmente movimentados ao longo da vigência dos contratos.
A Malha Oeste, atualmente inoperante em grande parte do trecho, concentra 600 quilômetros que conectam Corumbá (MS) a Mairinque (SP) e é vista como um dos corredores logísticos mais importantes do país.