O protagonismo feminino no campo ganha força, mas ainda enfrenta invisibilidade

A afirmação é da líder das Semeadoras do Agro, Juliana Farah, ao destacar a importância da capacitação, da união feminina e das políticas públicas para ampliar a presença das mulheres no agro

O protagonismo feminino no campo ganha força, mas ainda enfrenta invisibilidade
02deDezembrode2025ás17:39

O avanço das mulheres no agronegócio é cada vez mais visível, mas ainda marcado por uma sensação de invisibilidade.

A avaliação é de Juliana Farah, presidente da Comissão Semeadoras do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), produtora rural e liderança em diferentes entidades voltadas ao empreendedorismo e à representação feminina. 

Ela afirma que a mulher sempre esteve presente no campo, mas ainda não tem plena consciência da força que carrega.

“A mulher sempre teve no agro e ela tem um papel fundamental, mas nem ela sabe do poder que ela tem”, disse ela nesta terça-feira, durante o 6º Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (Enmcoop), em Itupeva, interior de São Paulo.

As Semeadoras do Agro, movimento que atua há quatro anos no estado de São Paulo, encerram 2025 com um volume expressivo de ações nos sindicatos rurais: mais de 150 eventos, além de mais de 120 encontros de saúde no programa Semear e Cuidar.

 CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP

As iniciativas incluem mamografias, exames preventivos de câncer de mama e colo do útero e, recentemente, o lançamento da campanha de prevenção ao câncer de pele.