Como foi a cirurgia de Bolsonaro e o que dizem os médicos sobre a recuperação

Procedimento para corrigir hérnia inguinal bilateral durou mais de três horas, transcorreu sem intercorrências e exige até sete dias de observação

|
Como foi a cirurgia de Bolsonaro e o que dizem os médicos sobre a recuperação
26deDezembrode2025ás08:08

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi submetido, nesta quinta-feira (25), a uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral.

O procedimento foi realizado em um hospital particular de Brasília (DF), com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durou mais de três horas e, segundo os médicos responsáveis, transcorreu conforme o previsto.

“O procedimento ocorreu sem nenhuma intercorrência”, afirmou o cirurgião Cláudio Birolini a jornalistas, após o término da operação e a transferência de Bolsonaro para o quarto, onde ele permanecerá em observação pelos próximos dias.

Segundo Birolini, a hérnia identificada do lado esquerdo do abdômen ainda estava em fase inicial e era menor do que a existente do lado direito. Ainda assim, a equipe médica optou por realizar a correção dos dois lados no mesmo procedimento, como forma de evitar uma nova cirurgia no futuro.

“Se não a resolvêssemos agora, daqui a alguns meses ele [Bolsonaro] ia desenvolver um quadro clínico do mesmo jeito que o que desenvolveu do lado direito. Então, já foi feita a correção [da hérnia inguinal bilateral] de ambos os lados”, explicou o cirurgião.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP