Previsão do tempo: chuvas intensas no Sul e Sudeste e tempo seco no Nordeste
Atuação de sistemas atmosféricos eleva acumulados acima de 200 mm em parte do país, enquanto áreas do interior enfrentam queda acentuada na umidade
|
A atuação de sistemas transientes próximos às regiões Sul e Sudeste e a intensificação do transporte de umidade entre o Norte e o Sudeste devem provocar uma semana marcada por volumes elevados de chuva em diferentes áreas do país, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
A previsão indica acumulados que podem ultrapassar 200 mm em sete dias em trechos do litoral de Santa Catarina (SC) até o sul de Minas Gerais (MG), passando por Paraná (PR) e São Paulo (SP).
Ao mesmo tempo, a confluência de umidade favorece episódios de chuva volumosa no Amazonas (AM), Pará (PA), leste do Mato Grosso do Sul (MS) e sul de Goiás (GO), enquanto parte do Nordeste deve enfrentar um período de tempo mais seco e com baixos índices de umidade.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Região Sudeste
Para o Sudeste, o cenário será bastante chuvoso em São Paulo (SP) e no sul de Minas Gerais (MG), em função da aproximação de sistemas transientes pelo Atlântico.
Em contraste, os volumes devem ser menores no Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES) e no nordeste de MG.
Esse comportamento está associado ao posicionamento persistente da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que tende a impedir o avanço de sistemas meteorológicos para o leste da Região. Com isso, são esperados índices mais baixos de umidade relativa mínima do ar — em torno de 30% — durante praticamente toda a semana no RJ, ES e no centro-norte de MG.