Lula assina contratos para retomar fábrica de fertilizantes de R$ 5 bilhões em MS

Unidade da Petrobras em Três Lagoas, paralisada desde 2015, deve atender cerca de 15% da demanda brasileira de ureia

|
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante assinatura dos contratos para a conclusão da UFN-III, em Três Lagoas (MS).. Foto: Nelson Mendes

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante assinatura dos contratos para a conclusão da UFN-III, em Três Lagoas (MS).. Foto: Nelson Mendes

25deJunhode2026ás13:30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (25) os contratos para a conclusão da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul.

Integrada ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a planta deve receber mais de R$ 5 bilhões em investimentos para a conclusão das obras.

Paralisada desde 2015, a unidade teve a retomada confirmada pela Petrobras após uma nova reavaliação técnica e econômica que atestou a viabilidade do projeto.

“Agora vai. Era pra ter começado bem antes. Não tem explicação sobre o tempo que essa obra ficou parada. Uma coisa é você não começar [uma obra], outra é você ter quase 85% da estrutura pronta e não concluir, e o Brasil pagando preços absurdos para importar fertilizantes que poderiam ser produzidos no país”, avaliou Lula durante a cerimônia.

“Podem ficar certos, esse país vai construir sua soberania, sendo independente de importação de fertilizantes dos outros países. É apenas esperar que a gente vai ver o que vai acontecer”, completou o presidente.

>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP