Geopolítica global eleva cotação do trigo em 10% no mercado interno

Instabilidade mundial e clima também pressionaram ainda mais preços da soja e do milho

Geopolítica global eleva cotação do trigo em 10% no mercado interno
22deMarçode2022ás14:57

As cotações do trigo no mercado doméstico aumentaram 10% em média no mês de março em relação aos preços praticados em fevereiro. A situação da agropecuária reflete o cenário de incertezas causado com a atual situação geopolítica mundial, que acende um alerta sobre uma possível menor oferta global do grão.

A valorização do cereal tardou um pouco mais no Brasil por conta da queda do dólar no período, mas reflete uma tendência global. Os preços médios mensais de trigo para os contratos negociados nas bolsas de cereais de Buenos Aires e no Kansas apresentaram uma alta de 4,24% e de em 5,13%, respectivamente quando comparado com janeiro de 2022. Somente ontem, 21 de março, o preço do produto subiu mais 3,8% em Chicago.

Segundo a análise mensal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a tendência de preços elevados para o trigo pode estimular um aumento na área cultivada.

“Ao se analisar o histórico dos valores de mercado e a área destinada para a cultura, há um indicativo de que os produtores respondem quando os preços estão elevados. No entanto, os custos de produção em alta podem limitar o aumento esperado”, pondera o superintendente de Inteligência e Gestão da Oferta da Companhia, Allan Silveira.

O Brasil é historicamente um importador de trigo e também será nesta safra, apesar da expectativa de aumento da produção para 7,88 milhões de toneladas. A demanda no mercado interno deve atingir 12,75 milhões de toneladas.