Plataforma traz mapa sobre condições agronômicas de todo Brasil

AgroClimatic visa indicar melhores áreas para cultivo por município

Plataforma traz mapa sobre condições agronômicas de todo Brasil
01deAbrilde2022ás18:14

Um grupo de pesquisadores brasileiros e britânicos lançou, em fevereiro, a Plataforma AgroClimatic com indicadores edafoclimáticos, como chuva, umidade e matéria orgânica no solo, por município em todo o território nacional.

A iniciativa contou com recursos do Fundo Newton/Embaixada Britânica a partir do projeto de pesquisa Monitoramento e Previsão de Impactos Climáticos na Agricultura, que integra o programa Climate Science for Service Partnerships (CSSP) Brazil.

O AgroClimatic apresenta indicadores de umidade do solo e combina, de forma inédita, outros dois índices sobre variabilidade de chuva e saúde da vegetação para melhorar a precisão do monitoramento.

As informações podem ser visualizadas de maneira separada ou integrada e por município brasileiro. A tecnologia é fácil e amigável para qualquer usuário, de agricultores a gestores.

O projeto foi liderado pelo pesquisador brasileiro Marcelo Galdos (Universidade de Leeds) e contou com as participações de Marcelo Zeri e Ana Cunha (Cemaden), Fabio Marin (Esalq/USP), Murilo Vianna (Universidade de Leeds) e estudiosos britânicos.