Conab divulga novos preços mínimos da laranja, trigo e café

Valores têm vigência até o final da safra 2023

|
Conab divulga novos preços mínimos da laranja, trigo e café
11deAbrilde2022ás09:47

Os preços mínimos calculados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para laranja in natura, trigo em grãos, sementes de trigo, café arábica e café conilon da safra 2022/2023 foram atualizados.

Os novos valores, que foram publicados no Diário Oficial desta quinta-feira (31), têm vigência até 2023 e serão utilizados como referência nas operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que visa garantir uma remuneração mínima aos produtores rurais.

O que são os preços mínimos?

Os preços mínimos são fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de acordo com a proposta enviada pela Conab para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para garantir uma remuneração mínima para alguns produtos e proteger produtores de grandes oscilações no mercado. A Portaria Mapa Nº 419 traz mais informações sobre os preços mínimos diferenciados por produto e por região do país.

Trigo

Para a definição do preço mínimo do trigo, classificado entre os tipos básico, doméstico, pão e melhorador, foram utilizados os custos de produção realizados pela Conab.