Só o cheiro: Mc Picanha sem picanha e Whopper Costela sem costela

Redes de fast food, na verdade, não usam os cortes sugeridos na propaganda

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Só o cheiro: Mc Picanha sem picanha e Whopper Costela sem costela
02deMaiode2022ás16:15

Duas das principais redes de fast food do mundo e com maior presença no Brasil, o McDonald´s e o Burger King, confirmaram, recentemente, que seus lanches não têm o tipo ou a qualidade de carne que sugerem ter em seus próprios nomes.

No caso da marca dos arcos dourados, o recém-lançado Mc Picanha, inclusive, foi tirado do cardápio após a polêmica que se desenrolou desde a semana passada. O caso envolveu o Procon-SP, o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Mc Picanha

A rede divulgou a seguinte nota:

“Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos“.

Whooper Costela 

Hoje, dia 2 de maio, foi a vez do Burger King admitir que seu Whopper Costela também não usa o corte a que se refere em sua receita, mas sim paleta suína o que lhe confere “aroma 100% natural de costela suína”.

Em nota ao site de notícias UOL, a rede afirmou que "sempre comunicou com clareza em todos os seus materiais de comunicação a composição do hambúrguer presente no sanduíche, produzido à base de carne de porco (paleta suína) e com aroma 100% natural de costela suína".

No final da tarde do dia 2, o Procon do Distrito Federal (DF) decidiu, inclusive, proibir a rede de vender o sanduíche até que sejam feitas correções das informações contidas na publicidade. 

"O Procon constatou que há a adição de aromatizante no preparo do hambúrguer, mas não há a presença da carne de costela em si. A informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro e se caracterizando publicidade enganosa", declarou órgão. 

Em posicionamento enviado à Agência Brasil, a empresa informou que foi notificada pelo Procon e irá prestar os esclarecimentos solicitados. 

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