Mapa apreende 129 toneladas de sucos por suspeita de fraude

Ação foi realizada em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco; maioria dos produtos adulterados continha açúcar exógeno

Por |
Mapa apreende 129 toneladas de sucos por suspeita de fraude
13deJunhode2022ás17:21

Auditores fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreenderam nesta segunda (dia 13) cerca de 129 toneladas de sucos concentrados por suspeita de fraude e rotulagem irregular. 

A fiscalização ocorreu nos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte e Pernambuco. 

A maior apreensão, de 103 toneladas de sucos concentrados de laranja, uva, maçã, tangerina e limão, ocorreu após inspeção em duas indústrias paulistas. Uma delas foi fechada, também de forma cautelar, por descumprir de condições higiênicas de produção. 

Outros estados

No Rio Grande do Sul, foram suspensos 15.350 quilos de suco concentrado, após os fiscais constatarem que as indústrias envolvidas fabricavam outros produtos não alcoólicos a partir do suco concentrado fornecido por uma das empresas paulistas. 

A suspeita é que os produtos foram adulterados pela utilização de açúcar exógeno, ou seja, não proveniente da matéria-prima da fruta que deveria compor o sabor do suco. 

Agora, as amostras coletadas passarão por análises no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS).

“Confirmados os resultados de fraude, os estabelecimentos serão autuados poradulteração de bebidas, conforme Regulamento da Lei 8.918/94. Além da inutilização dos produtos, tem-se como sanção a aplicação de multa que pode chegar a R$ 117.051,00 por lote fraudado”, informa o chefe da Divisão de Combate à Fraude e Clandestinidade do Mapa, Celso Franchini.

Rótulos irregulares e descarte

A ação do Mapa apreendeu ainda 26,2 toneladas de sucos com rotulagem irregular em Pernambuco, por induzir o consumidor ao engano quanto à origem dos produtos.

Já em outra operação, também Rio Grande do Sul, o Mapa acompanhou o descarte e destruição de 70 mil litros de sucos fraudados.

Cargando...