Mapa abre consulta para Plano de Fomento à Pesca e Aquicultura

Interessados devem enviar propostas até dia 3 de julho

|
Mapa abre consulta para Plano de Fomento à Pesca e Aquicultura
14deJunhode2022ás16:20

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, hoje (dia 14), uma consulta pública sobre as prioridades da pesca e da aquicultura no País e criação do Plano Nacional de Fomento à Pesca e à Aquicultura.

A consulta foi publicada no Diário Oficial da União e os interessados no tema terão até 3 de julho de 2022 para apresentar sugestões, contribuições, opiniões e informações em geral para a pesca e produção de peixes nacionais.

A iniciativa surgiu a partir de uma série de visitas a polos de produção de peixes em diferentes estados do Brasil que uniu produtores, pescadores, representantes do Mapa e entidades financeiras como Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e do Banco Sicoob.

O primeiro polo visitado foi Bragança, no estado do Pará, no ano passado.  O segundo destino da comitiva foi São Paulo: nos polos de aquicultura em tanques na região da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes e Santa Fé do Sul, que é um grande polo de produção de aquicultura.

A terceira agenda foi em Santa Catarina visitando os polos de malacocultura, algicultura e pesca industrial, em Itajaí. No início de junho, a equipe do Mapa esteve no Rio Grande do Norte, conversando com produtores de atum e de camarão em cativeiro.