Pitaya: produção aumenta 75% em Santa Catarina

Safra 2021/2022 chega ao final com 1750 toneladas comercializadas

Por |
Pitaya: produção aumenta 75% em Santa Catarina
29deJunhode2022ás15:49

Segundo maior produtor de pitaya no Brasil, atrás somente de São Paulo, o estado de Santa Catarina finaliza a safra 2021/2022 comemorando um aumento de 75% na produção, com relação ao período anterior. 

De acordo com levantamento divulgado ontem (dia 28), pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), o volume estimado da safra ficou com 1750 toneladas comercializadas.

Já o movimento econômico gerado com a fruta foi de aproximadamente R$ 7 milhões, sendo o mercado interno principal destino.

Este é o segundo grande aumento consecutivo comemorado pelos produtores de pitaya, já que a safra 2020/2021 havido registrado crescimento de 60% na comparação à antecessora ( 2019/2020).

Mais de 90% da fruta teve sua produção no Sul Catarinense, que concentra o cultivo.

Ainda de acordo com a Epagri, os números poderiam ser maiores – a previsão inicial era de 2 mil toneladas - não fosse o clima que prejudicou o florescimento e frutificação da planta. 

“Antecedendo a safra, em novembro e dezembro, foram as baixas temperaturas e noites frias que atrasaram e reduziram a intensidade das primeiras floradas. No meio da safra, a partir de janeiro e fevereiro, as altas temperaturas e períodos de estiagem resultaram no abortamento de flores e desidratação das plantas”, explica o engenheiro Ricardo Martins.

 Pomares adultos 

Especialistas da Epagri também explicam que o aumento na produção vem da transformação de pomares jovens em adultos, e não de um aumento na área plantada.

“Desde 2021 realizamos um levantamento socioeconômico da cultura da pitaya, visando caracterizar melhor os dados de produção e o perfil do produtor da fruta no Estado”, explica o engenheiro-agrônomo Diego Adilio da Silva, líder do Programa Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense.

De acordo com Silva, estimativas preliminares realizadas apontam para uma área atual de produção em torno de 236 hectares, com cerca de 275 famílias envolvidas.

 

Cargando...