Será o leite o novo “vilão” da inflação de alimentos?

Custo de produção aumentou 62% e preço do litro atinge R$ 8, diz Embrapa

|
Foto: divulgação Embrapa.

Foto: divulgação Embrapa.

05deJulhode2022ás12:30

Com o litro do leite chegando a custar R$ 8 em alguns estabelecimentos, é inevitável que o consumidor brasileiro questione o porquê de aumento tão expressivo em 2022. Será o surgimento de um novo vilão da inflação? 

Para responder tal questionamento, especialistas do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa analisaram os motivos para a alta no preço do produto. A resposta é que, além da entressafra, que naturalmente reduz a oferta, produzir leite está cada vez mais caro.

Somente nos primeiros cinco meses de 2022, os produtores registraram um aumento de 62% nos custos, gerando uma elevação de 43% no preço ao consumidor.

De janeiro a junho deste ano, de acordo com a Embrapa, o preço médio do leite pago ao produtor, deflacionado pelo custo de produção, recuou cerca de 3,8% comparado ao mesmo período de 2021.

O cenário está diretamente relacionado ao conflito entre Rússia e Ucrânia e a alta mundial nos preços dos fertilizantes e dos combustíveis, uma vez que até o frete marítimo internacional, também em alta, entra nessa conta.