A história de superação da produtora Maria das Graças

“Não é porque hoje eu estou numa cadeira de rodas que eu tenho que me acomodar", diz a agricultura

Por |
Crédito da imagem: CNA Brasil.

Crédito da imagem: CNA Brasil.

12deJulhode2022ás10:53

Quem vive a rotina do agro sabe que boas histórias nunca faltam no campo. Desde casos relacionados à produção, com erros e acertos, até emocionantes relatos de vida como é o caso da produtora de morangos Maria das Graças Silva Firme. 

Paraplégica há dez anos, após dois derrames e um infarto, ela, que há cinco anos se dedica ao cultivo da fruta, em Brazlândia, no Distrito Federal, teve sua história de superação contada no site da Confederação de Agricultura e Pecuária Nacional (CNA), em notícia publicada nesta terça (dia 12).

“Não é porque hoje eu estou numa cadeira de rodas que eu tenho que me acomodar. Por isso, vou aproveitando enquanto eu posso”, diz a produtora que, ao lado do marido Geraldo Firme dos Santos, e dos filhos, tira da terra o sustento da família.  

Padrão de qualidade

E que ninguém ouse pensar que a cadeira de rodas é fator limitante. Ao contrário, a agricultora está sempre buscando aprender mais para inspirar a família e outros produtores a fazerem o mesmo.

Tanto é que uma das preocupações da Maria é o padrão de qualidade de seus morangos, que ela faz questão de supervisionar, assim como cuida da embalagem dos frutos e do gerenciamento da propriedade.

Já Geraldo responde manejo na lavoura, plantio e colheita. “O consumidor tem que receber um produto de primeira qualidade”, comenta a produtora.

Maria também comemora mais de 60 mil mudas na última safra, resultado que obteve após receber apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A história completa está disponível no canal do youtube da CNA.

Cargando...