Registro digital de maquinário agrícola começa em outubro

Aplicativo ID Agro fará o registro gratuito para elevar segurança

Por |
Registro é gratuito. Crédito da imagem: CNA Brasil.

Registro é gratuito. Crédito da imagem: CNA Brasil.

26deJulhode2022ás16:29

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) conduziu ontem (dia 25) novo debate sobre o ID Agro, plataforma de registro e gestão de tratores e equipamentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e sua relevância para o setor. 

O aplicativo, que vem sendo desenvolvido desde novembro de 2020, atende à Lei Federal 13.154/2015 que libera tratores agrícolas de emplacamento e licenciamento, porém define como obrigatório o registro dos mesmos em um cadastro específico do Mapa.

“O registro é gratuito e a ideia também é combater roubos com a ajuda da plataforma. Os roubos de máquinas agrícolas no campo são um problema sério”, avaliou o presidente da bancada, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que conduziu o debate.

Ele lembrou que em março deste ano foi publicado o decreto 11.014, que cria o Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), que reforça a obrigatoriedade, em todo território nacional, a apartir de outubro, do registro de tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinarias agrícolas, ou a executar trabalhos agrícolas.

“Esse é um assunto que a gente monitora e trabalha há muito tempo”, lembrou Souza.

“Na época em que tinha um projeto tramitando para emplacamento de máquinas agropecuárias, nós fizemos toda uma articulação e construímos este sistema em um acordo, onde o MAPA, sem custo, juntamente com a CNA, fazem o registro de máquinas”, completou o político.

Segundo ele, o ID Agro está inicialmente focado no registro de máquinas e tratores novos, porém a ideia é que, com o tempo, os produtores incluam os dados dos que já estão dentro de sua propriedade, ajudando a formar um banco mais completo. 

Aplicativo

A Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas (ID Agro) é um aplicativo que interliga fabricantes, autorizadas, proprietários, Sistema CNA/Senar e Ministério da Agricultura.

Ela trabalha para formar um banco de dados da frota nacional de tratores e demais aparelhos automotores do agro. .

Para fazer o registro, é necessário ter cadastro no aplicativo ID Agro, inserir os dados pessoais e apresentar a nota fiscal do bem.

 

Cargando...