Registro digital de maquinário agrícola começa em outubro
Aplicativo ID Agro fará o registro gratuito para elevar segurança
|
Registro é gratuito. Crédito da imagem: CNA Brasil.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) conduziu ontem (dia 25) novo debate sobre o ID Agro, plataforma de registro e gestão de tratores e equipamentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e sua relevância para o setor.
O aplicativo, que vem sendo desenvolvido desde novembro de 2020, atende à Lei Federal 13.154/2015 que libera tratores agrícolas de emplacamento e licenciamento, porém define como obrigatório o registro dos mesmos em um cadastro específico do Mapa.
“O registro é gratuito e a ideia também é combater roubos com a ajuda da plataforma. Os roubos de máquinas agrícolas no campo são um problema sério”, avaliou o presidente da bancada, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), que conduziu o debate.
Ele lembrou que em março deste ano foi publicado o decreto 11.014, que cria o Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas (Renagro), que reforça a obrigatoriedade, em todo território nacional, a apartir de outubro, do registro de tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinarias agrícolas, ou a executar trabalhos agrícolas.