JBS e BRF detalham planos sobre carne de laboratório

Evento também reuniu inovações de outras grandes empresas

|
Gigantes brasileiras da proteína animal têm projetos milionários no segmento

Gigantes brasileiras da proteína animal têm projetos milionários no segmento

11deAgostode2022ás13:51

A JBS e a BRF, duas gigantes brasileiras que figuram entre as maiores produtoras de proteína animal do mundo, deram detalhes, ontem (dia 10), durante a Food ingredients South America (FiSA), sobre seus investimentos recentes em projetos sobre “carne cultivada”.

A JBS está investindo cerca de US$ 60 milhões no JBS Biotech Innovation Center, primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de proteína cultivada no Brasil.

O complexo é resultado da aquisição do controle da espanhola BioTech Foods, e será instalado no centro tecnológico do Sapiens Parque, em Florianópolis, segundo Luismar Marques Porto, presidente da nova unidade.

“O local terá como foco o desenvolvimento de tecnologia própria, visando tornar mais eficiente, escalável e financeiramente competitivo o nosso processo produtivo”, afirmou.

A mesma sessão abordou a parceria firmada pela BRF com a israelense Aleph Farms, para o desenvolvimento de tecnologia para a produção da carne de cultivo a partir de “células bovinas não modificadas geneticamente”, conforme ressaltou Fábio Bagnara, diretor de R&D da empresa brasileira.

Gary Brenner, diretor de desenvolvimento de mercado da Aleph Farms, destacou a importância do mercado brasileiro para novas fontes de proteínas, aproveitando para compartilhar uma previsão. “Em pouco tempo, os filés de carne cultivada serão realidade no mercado e na mesa do consumidor, substituindo as massas proteicas conhecidas atualmente”.