Cerca de 70% dos produtores de FLVs "ignoram" a rastreabilidade

Equipe da HF Brasil analisou dados de pesquisa inédita da CNA sobre exigência de rastreamento do setor

|
Pesquisa da CNA aborda rastreabilidade no setor de frutas e hortaliças. (Foto: HF BRasil)

Pesquisa da CNA aborda rastreabilidade no setor de frutas e hortaliças. (Foto: HF BRasil)

17deAgostode2022ás15:51

Apesar de ser obrigatória desde 2021, a rastreabilidade não é realizada por cerca de 70% dos produtores de hortifrutícolas, de acordo com pesquisa inédita desenvolvida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  

Os resultados preliminares foram compartilhados neste mês de agosto pelos pesquisadores do Hortifruti Brasil, ligado ao Cepea/USP. 

A conclusão da equipe, após analisar 400 questionários, respondidos entre os meses de junho e julho, é que 57% dos produtores e 71% dos fornecedores e distribuidores possuem conhecimento sobre a rastreabilidade, porém 31% disseram desconhecer que se trata de uma lei, enquanto 29% responderam que não realizam por falta de defensivos registrados. 

Já 22% dos entrevistados disseram que não fazem a rastreabilidade porque os clientes não exigem. Apenas 30%, cumprem a determinação.

Instrução Normativa 

A Instrução Normativa Conjunta [INC] nº 2, de fevereiro de 2018, determina a rastreabilidade de frutas e hortaliças frescas, para que seja possível detectar seu trajeto, desde a origem de um produto até a chegada ao consumidor, tornando o alimento mais seguro.

Em texto publicado nesta quarta (dia 17), a equipe do Hortifruti Brasil considerou que estudo, abordam em sua revista mensal, é importante por apontar ações para que o setor avançe na rastreabilidade.

“Uma delas é a importância da divulgação da norma, já que parcela daqueles que ainda não implementaram a rastreabilidade, não sabiam de sua obrigatoriedade”, diz o texto.