Índice Ceagesp registra alta após quatro meses de queda

Preço do limão taiti cresceu 78% em agosto e influenciou na média mensal do indicador

|
Início do período de entressafra fez subir preço do limão. (Foto: Sistema CNA/Senar)

Início do período de entressafra fez subir preço do limão. (Foto: Sistema CNA/Senar)

08deSetembrode2022ás15:09

O índice de preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) encerrou agosto com alta de 1,28%, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira (dia 8). 

Este é o primeiro resultado positivo, após quatro meses de quedas consecutivas. Assim, e apesar da movimentação de agosto, o índice acumula redução de 13,08% nos últimos seis meses.

De acordo com a Ceagesp, o limão taiti é o principal “culpado” pelo alta no indicador. A fruta apresentou valorização média de 78% em agosto, quando começou o período de entressafra.

Frutas encabeçam a lista de altas

Outras frutas como maracujá azedo (+25,68%), goiaba branca (+19,74%) e abacate fortuna (+18,73%) também ficaram mais caras no mês de agosto e influenciaram na alta média de 5,16%, para o setor, na comparação com julho.   

Ainda de acordo com o levantamento da Ceagesp, os demais grupos seguiram com a tendência de queda registrada desde abril. Em agosto, a redução mais expressiva foi registrada no setor de verduras, que caiu 10,57%.

Dos 38 itens cotados neste grupo, 76,32% apresentaram variação negativa. As principais reduções ficaram com coentro (-28,84%); almeirão (-25,06%) e espinafre (-27,75%).