Brasileiro reduz consumo de pescado, diz Embrapa

Estudo inédito revela como a pandemia de Covid-19 mudou a demanda pela proteína no País

|
26,92% dos entrevistados afirmaram ter reduzido o consumo de pescado após a pandemia. (Foto: Embrapa)

26,92% dos entrevistados afirmaram ter reduzido o consumo de pescado após a pandemia. (Foto: Embrapa)

14deSetembrode2022ás11:36

Estudo realizado por pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) relaciona a pandemia de Covid-19 a uma redução do consumo de pescado no Brasil desde 2020. 

Intitulada “Efeitos do isolamento social durante a pandemia de Covid-19 na comercialização e no consumo de pescado no Brasil”, a pesquisa abrangeu todas as regiões brasileiras, entrevistando 702 consumidores. 

“A produção e o consumo de pescado no Brasil e no mundo estavam passando por um crescimento global nos últimos quarenta anos, principalmente devido ao avanço da aquicultura”, recorda o analista da Embrapa Diego Neves de Sousa, um dos autores da pesquisa. 

Segundo ele, antes da pandemia, 25,93% dos entrevistados afirmaram que consumiam pescado pelo menos uma vez na semana, 23,93% duas a três vezes no mês, 20,94% duas ou mais vezes na semana e 11,68% pelo menos uma vez no mês. 

Porém, a tendência de crescimento foi interrompida pela pandemia. “Esse estudo, mesmo que de maneira amostral, revelou essa condição de diminuição do consumo de pescado, o que é preocupante para o setor e para a economia local” avalia. 

Feiras livres