Projeto investe R$ 480 milhões na suinocultura do Paraná
Agro Laranjeiras irá construir maternidade para produzir até um 20 mil leitões por semana
|Projeto irá gerar mil empregos. (foto - divulgação Secretaria de Agricultura do Paraná)
O Paraná irá ganhar uma nova maternidade de leitões que poderá produzir até 20 mil animais por semana ou, em outras palavras, até um milhão de suínos por ano.
O projeto da Agro Laranjeiras foi iniciado ontem (dia 26), em Laranjeiras do Sul, na região centro-sul do Estado, e deve custar R$ 480 milhões, segundo a empresa.
Em encontro com autoridades políticas, representantes da marca estimaram que serão gerados ao menos mil empregos, entre diretos e indiretos, no munícipio com a unidade.
"É um marco histórico na suinocultura, mas não só nela, também na capacidade paranaense de produzir, processar, agregar valor e vender todas as nossas proteínas animais ", disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.
O governo do Paraná ajudou com recursos repassados ao município, que adquiriu o terreno de 126 alqueires onde a maternidade será instalada.
A proposta da empresa é ter uma unidade para produção de leitoas para reposição e outra para produzir os leitões.
“Alguns dias depois de nascidos serão repassados para empresas parceiras, que farão a terminação, antes do abate e processamento da carne em frigoríficos, estimulando a agroindustrialização”, explica o governo do Paraná, em nota publicada em seu site.