Granjas gigantes na China já impactam mercado global de suínos

Com novas mega-unidades, maior consumidor mundial reduziu importações

|
A chinesa Zhong Xin Kaiwei construiu a maior fazenda vertical de suínos do mundo, com 26 andares

A chinesa Zhong Xin Kaiwei construiu a maior fazenda vertical de suínos do mundo, com 26 andares

12deJulhode2022ás11:22

Dois dos maiores projetos para produção de suínos no mundo já estão em operação na China e reduzindo a demanda do maior consumidor da proteína no mercado externo.

O condomínio suíno da Muyan Foods e o “arranha-céu de leitões” da Zhong Xin Kaiwei pareciam ficção, mas marcam um novo momento da suinocultura naquele país.

O rebanho de suínos da China, o maior do mundo, caiu pela metade em 2019 devido a pandemia de Peste Suína Africana (PSA), que causou um déficit de 11 milhões de toneladas de carne suína na oferta global.

Desde então, as importações de todas as proteínas aumentaram, levando embarques do Brasil para a Dinamarca a níveis recordes. Mas os chineses prepararam uma retomada em outro nível, substituindo produção de fundo de quintal por alta tecnologia.

E essa produção já altera o comércio global. Apenas como parâmetro, as exportações brasileiras de carne suína caíram 9,3% no primeiro semestre de 2022. Foi a primeira redução em volume desde 2019 quando o surto de PSA atingiu o país asiático.