O que as camelas ensinam à pecuária de leite?

Teteira adaptável ganha duas medalhas de ouro na EuroTier, maior evento de produção animal do mundo

|
Ideias simples, mas muito funcional, foi inspirada em dromedários para vencer duas categorias da medalha de ouro da EuroTier 2022. (foto divulgação)

Ideias simples, mas muito funcional, foi inspirada em dromedários para vencer duas categorias da medalha de ouro da EuroTier 2022. (foto divulgação)

15deNovembrode2022ás11:29

Os produtores de leite podem aprender diversas lições com os camelos. A ideia que soa curiosa, no entanto, mostrou-se uma verdade em uma das principais feiras sobre produção animal do mundo, a EuroTier 2022, que começa hoje e segue até sexta-feira (dia 18) em Hanover, na Alemanha.

A teteira Stimulor StressLess foi selecionada pela comissão julgadora da DLG (Sociedade Rural Alemã, do alemão) como uma das medalhistas de ouro nas categorias Inovação e, também, Bem-Estar Animal, entre dezenas de lançamentos para os setores de aves, suínos e bovinos na feira.

A solução é simples, como costumam ser as melhores ideias, e consiste em um molde de silicone para acoplar as ordenhadeiras mecânicas às tetas da vaca. Até aí, podem haver outros. É quando entram os aprendizados obtidos junto aos camelos.

Verena Wallor, responsável pela comunicação internacional da Siliconform, explica que os dromedários têm glândulas mamárias menores, com maior variedade de tamanhos e mais difíceis de sugar o leite que as vacas. E, por isso, soluções para esses grandes mamíferos do deserto costumam funcionar bem para as mimosas.

“Somos uma companhia que há mais de 50 anos procura soluções para facilitar a vida dos produtores de leite, mas também melhorar o bem-estar das vacas porque sabemos que, quando elas estão mais confortáveis, também produzem mais”, introduziu.