Agronegócio impulsiona distribuição do PIB do Paraná
Pesquisa do IBGE revela que interior do Estado respondeu por 66,1% do PIB em 2020: marca histórica
|IBGE revelou que o PIB paranaense totalizou R$ 487,93 bilhões em 2020, sendo a quarta maior economia do País. (foto - Gilson Abreu/AEN)
Com forte aporte na agricultura, os municípios do interior do Paraná responderam por 66,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná em 2020.
Trata-se de percentual histórico, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).
O índice, divulgado pelo Governo na última sexta (dia 16), é resultado do movimento de descentralização da produção de riquezas no Estado e do aumento dos investimentos no ramo agroindustrial.
“Diante dos vultosos investimentos produtivos que continuam sendo realizados no Interior do Estado, principalmente no setor agroindustrial, não surpreende o avanço desses municípios”, avalia o diretor-presidente do Ipardes, Marcelo Curado
Entre as medidas de maior impacto para o agronegócio nos últimos anos, segundo o Governo, está a obtenção dos certificados de área livre de febre aftosa sem vacinação e de área livre de peste suína.
Os selos, que eram buscados pelo Paraná há mais de 60 anos, somados às políticas de produção sustentável, vem ajudando a ampliar o mercado consumidor da produção agropecuária paranaense.
Como exemplo, o governo cita que o Paraná acaba de inaugurar o maior frigorífico de suínos da América Latina em uma cidade do Interior.