Brasil bateu recorde de exportações de milho em dezembro, diz Conab

Marca de 6,27 milhões de toneladas é a maior da série histórica

|
Exportações seguem em alta em janeiro e, em 15 dias, número já é 54% maior na comparação com o mês em 2022. (foto - Sistema CNA/Senar)

Exportações seguem em alta em janeiro e, em 15 dias, número já é 54% maior na comparação com o mês em 2022. (foto - Sistema CNA/Senar)

26deJaneirode2023ás09:43

As exportações brasileiras de milho atingiram recorde em dezembro, com 6,41 milhões de toneladas, de acordo com balanço da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a partir de dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Trata-se do melhor desempenho para o mês na série histórica da Conab, superando inclusive o resultado de 2015, até então o melhor, quando as vendas para o exterior chegaram a 6,27 milhões de toneladas.

Ainda como comparação, vale citar que, em 2021, foram 3,41 milhões de toneladas exportadas. As informações constam na nova edição do boletim AgroConab.  

No último mês de 2022, o comércio com a China foi o principal destaque, também com uma marca histórica.

“Foram 1,1 milhão de toneladas exportadas com destino para a China, o que melhora as perspectivas de comercialização do cereal para o continente asiático neste ano”, avalia o superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira.

De acordo com a publicação, as vendas elevadas em 2022 e início deste ano seguem pressionando os preços do cereal no mercado interno devido aos menores níveis dos estoques de passagem do grão.